Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur)

O Sistema CNC-Sesc-Senac trabalha para gerar as melhores condições para o desenvolvimento do turismo, porque acredita no setor como atividade econômica capaz de impulsionar o comercio e promover o crescimento do Brasil através da geração de empregos e divisas para o país.

Para estimular o diálogo setorial, o estudo e o fomento do turismo, a CNC criou em 1955, o Conselho de Turismo, formado por persona¬lidades de reconhecida competência e notório saber em tu¬rismo e hospitalidade. Sua atividade consiste em promover o relacionamento da Confederação com gestores públicos, em¬presários, acadêmicos e pesquisadores para discussão sobre as características e tendências da atividade turística no Brasil e no exterior, incentivando o debate e a elaboração de estudos sobre os problemas e oportunidades relativas ao setor, apontando soluções e caminhos de consenso.

Ao longo de 60 anos, os membros do Conselho, com o apoio da CNC, realizaram diversas ações para a promoção do turismo como atividade indutora do crescimento econômico e fomentaram a criação de políticas públicas que contribuíram para o desenvolvimento do setor no país.

A partir de 2000, para ampliar ainda mais sua atuação na área de turismo e hospitalidade foi criada a Câmara Empresarial de Turismo (CET) e a Assessoria de Turismo e Hospitalidade (Astur) passando a CNC a ter três áreas especializadas em turismo.

Em 2014, o Conselho de Turismo da CNC foi reestruturado passando a ser nomeado Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) e a integrar todas as áreas de turismo existentes na Confederação.

O Cetur é responsável pela organização e disseminação de estudos que evidenciam a importância do turismo no desenvolvimento econômico e social do país. Atua no planejamento e apoio a ações para o crescimento da atividade e na divulgação e promoção do Sistema-CNC-Sesc-Senac em eventos do setor, além de promover:

• A união de empresários e de entidades sindicais e associativas.
  • Um ambiente aberto e imparcial aos debates sobre temas que afetam o setor.
  • Atuação no fomento e formulação de propostas em prol do ordenamento do turismo nacional.