Sumário Econômico 1546

Oferta de vagas temporárias para o Natal deverá ser menor em 2018 - Desaceleração da economia diante do cenário de incertezas do segundo semestre deverá levar as vendas do varejo a crescer menos no Natal deste ano (+2,3%) do que no de 2017 (+3,9%). Até dezembro, o setor deverá admitir 72,7 mil trabalhadores temporários, 1,7% a menos do que na mesma data comemorativa de 2017. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima a contratação de 72,7 mil trabalhadores temporários para atender ao aumento sazonal das vendas neste fim de ano. Uma vez confirmada a previsão da CNC, haveria um recuo de 1,7% ante os 73,9 mil postos de trabalho temporários criados no ano passado. O Natal é a principal data comemorativa do varejo, com previsão de movimentação financeira de R$ 34,4 bilhões em 2018.

Seminário de Análise Conjuntural de 2018 da FGV - No dia 17 de setembro, a FGV realizou o terceiro Seminário de Análise Conjuntural de 2018, um debate sobre o campo político-econômico com os prováveis cenários internos e externos e os possíveis resultados que a eleição pode gerar. Entre os participantes do debate, foi consensual a necessidade de que as reformas propostas – Previdência, tributária e Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) - sejam feitas no País como tentativa de reequilibrar as contas públicas e estabilizar a dívida pública. Segundo as projeções, sem elas, a dívida irá continuar aumentando, com estimativa de ultrapassar os 100% do PIB em 2024. Já com a realização das reformas, em 2025, a dívida começará a encolher, alcançando 81,8% do PIB.

Fintechs – Pesquisa do Banco J.P. Morgan - Fintech surgiu da combinação das palavras em inglês financial (finanças) e technology (tecnologia). As fintechs podem oferecer uma ampla variedade de serviços, tanto para usuários domésticos (pessoas físicas) quanto para empresas e demais instituições (pessoas jurídicas). Alguns desses serviços não diferem muito daquilo que encontramos em bancos e afins: fornecimento de cartão de crédito (inclusive pré-pago), meios de pagamentos, financiamentos, transferências de recursos, seguros, entre outros. As fintechs utilizam tecnologia – sobretudo no âmbito da internet – para dar aos usuários recursos que bancos e afins não disponibilizam ou que até são oferecidos por essas instituições, mas de modo mais conservador, por assim dizer.

O FGTS: Proposta visa alterar data de recolhimento - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou recentemente aos candidatos à Presidência da República proposta para que a obrigação das empresas de depositarem os valores referentes ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) seja ampliada para até o dia 20, sem prejuízo aos empregados, nem ao governo. Hoje, os depósitos são feitos até o dia 7. Vale ressaltar que redefinir a data de pagamento do FGTS não implica perda de recursos ou redução dos valores depositados nas contas dos trabalhadores. A intenção da proposta é facilitar a administração das contribuições trabalhistas na rotina das empresas, unificando os pagamentos de ambas as obrigações (FGTS e INSS) na mesma data.

• Sumário Econômico - Nº 1546 | Download